Papel machê X Papietagem

Postado por Irmãs Santiago 31
mar

Vocês sabem qual a diferença entre papietagem e papel machê?
Vemos muitos trabalhos lindos pela net feitos com a técnica da papietagem e as pessoas acham que tudo é papel  machê, mas para não ficar dúvidas vamos a origem das técnicas.
O papel machê é uma técnica milenar que surgiu na China, isso mesmo na China, vocês devem estar nos perguntando, mas porque o nome é francês? Em épocas de guerra por causa da ausência de recursos, devido aos grandes gastos com a guerra, os chineses usando a criatividade descobriram que o papel picado moído misturado à cola, resulta em uma massa consistente que, modelada pode ser transformada em vários utensílios, esta descoberta percorreu o mundo e chegou a Europa, daí o nome dado pelos franceses,  papier machê ou papel machê.
Do francês, Papier Machê que significa: Papel macerado, picado ou triturado.
E também do francês, papier colle, papel colado, é a técnica que conhecemos como papietagem, que consiste na colagem de papeis picados recortados em tamanhos irregulares sobre uma estrutura rígida, o bastante para aderir a cola (uma vez que pode ser feita até sobre uma bexiga) .
Ambas as técnicas são super versáteis, nós utilizamos as duas, em alguns trabalhos fazemos a paietagem sobre a estrutura e cobrimos com a massa de papel machê, em outras, deixamos apenas na paietagem, é necessário lembrar que, são técnicas bem diferentes, e é totalmente possível qualquer pessoa identificar e diferenciar uma da outra. Em resumo o machê é uma massa de modelar, e a papietagem, pedaços de papeis picados colados sobre uma estrutura. Abaixo imagens de peças feitas com a técnica da papietagem e com a técnica do papel machê.

Trabalho da aluna Laís,

Trabalho da aluna Laís

Neste caso, na roupa foi feita a técnica de papietagem, e no rosto, braços e flores a massa de papel machê foi aplicada, vejamos como ficou a peça pronta.

Trabalho da aluna Laís , curso de papel machê Sesc, Londrina.

Trabalho da aluna Laís , curso de papel machê Sesc, Londrina.

Reparem na diferença da textura entre a papietagem e o papel machê. O que vocês acham das duas técnicas? gostaríamos muito de saber suas opiniões.

Comentários

  1. maria helena disse:

    As duas sao otimas eu uso a papietagem e depois papel mache sobre as peças que faço..

  2. A diferença é visível entre as duas.
    Algumas peças,faço com papel machê,como esculturas,bonecas e outras.
    E também faço muito a papietágem,quando forro caixas,com papietágem colorida e outras peças!

  3. shirley disse:

    Fficou maravilhosa .
    Parabéns e que Deus continue a lhes abençoar.

  4. shirley disse:

    Ficou maravilhosa .
    Parabéns e que Deus continue a lhes abençoar.

  5. Orlando disse:

    Olá, sou eu de novo! O novato em papel machê… Rsrs
    Tenho uma dúvida, e se puderem me ajudar seria muito legal!
    Vi em algum lugar o seguinte procedimento: Usaram uma garrafa pet de plástico como suporte. Sobre a garrafa pet fizeram um molde de papietagem para uma figura (era uma cabeça). Quando a papietagem secou, cortaram o molde e ele se soltou todinho da estrutura da garrafa. Então, sobre o molde foram colocando a massa de papel machê.
    Só que acabou aí e fiquei com uma dúvida: a massa de papel machê se soltará do molde de papietagem? Ah, outra coisa: e se eu colar a massa direto sobre a estrutura ela se solta?
    Deu pra perceber que tô meio perdido, né? Só estou esperando as férias pra por a mão na massa! Rsrs
    Abração!

    • Fran disse:

      Oi Orlando.
      Vi que seu comentário é antigo,mas como não te deram uma resposta vou tentar te ajudar caso ainda tenha interesse.
      Você diz o molde de papietagem só a garrafa ou com os papéis colados?
      Pois se você colocar só o papel machê na garrafa,ele vai se soltar do molde sim.Mas se você for fazer alguma peça meio 3D,tipo a boneca do artigo,use um molde que você possa tirar de dentro,por exemplo: papel alumínio,isopor…mas não sendo isso,só com a garrafa sai sim.
      Agora,fazendo a papietagem e colocando o papel machê,ele não sairá.
      E caso seja o seu objetivo que ele não saia da garrafa,e ele acabe saindo,uma colinha quente ou fixadora vai te ajudar nisso.
      Espero ter sido de utilidade.
      Abraços. :^)

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *